Matéria em destaque

domingo, 21 de abril de 2013

Tóquio dicas de viagens...




Mais que uma cidade limpa, organizada e segura,Tóquio é ao mesmo tempo uma metrópole gigante, vibrante, com tudo de mais moderno em tecnologia, moda e arquitetura. Iluminada e colorida como um parque de diversões, a capital japonesa tem um povo educado e hospitaleiro, incluindo uma juventude fashion e descolada. Hoje está bem mais fácil circular e se comunicar em inglês por lá. 
 
Além disso, a cidade continua encantando por seu estilo zen, gastronomia, centro de compras e a rica oferta de entretenimento para todos os gostos. Isso tudo sem perder o charme da cultura e tradição milenares do Japão. Sem exagero,Tóquio é única e qualquer viajante vai se sentir diferente e impressionado nela.

Ao chegar, não se esqueça de adiantar o relógio 12 horas à frente. Apesar do longo fuso, é difícil não dizer arigatô (obrigado) pela viagem a um dos melhores destinos do mundo!

Cultura


Mesmo moderna,Tóquio é uma máquina do tempo, pois ainda conserva seus bairros e construções antigas, como o imenso palácio imperial. Sua cultura rica e intrigante também está muito bem exposta em templos religiosos e diversos museus.

Formado por cinco imponentes edificações, o Museu Nacional de Tóquio representa o maior conjunto museológico da cidade, com as mais importantes obras de arte e arqueológicas doJapão.  E olhe que tal complexo já é vizinho do Museu Nacional de Ciência e do Museu Nacional de Arte Ocidental. O mergulho à tradição local deve passar ainda por uma típica apresentação de teatro japonês. Nesse caso, a Kabuzika é a principal casa do gênero. 
 
Para ver uma mostra mais contemporânea, o Museu de Arte Mori fica dentro do enorme shopping Mori Building, em Roppongi Hills. Se preferir um lugar bem mais eclético, a galeria de arte Design Festa expõe os trabalhos da nova geração de artistas do país. A música pop, os mangás, animês e games são outros importantes ingredientes da cultura jovem na cidade.

Comida


Aos fãs de comida japonesa, Tóquioé sem dúvidas o paraíso. Em qualquer esquina, se acha muitos lugares baratos para comer o sushi e sashimi de cada dia. Diferente do que estamos acostumados no Brasil, lá não há os chamados "combinados". 

Os sushis e sashimis são ofertados em separado, com uma variedade de opções bem maior.  São bastante comuns os restaurantes "kaitenzushi", aqueles que servem os enrolados em esteiras rolantes no centro do balcão. Nesse caso, paga-se pelo número de pratos consumidos. 

Outras iguarias tradicionais são os Yakitoris (espécie de espetinho) e o Okonomiyaki, uma "panqueca" japonesa feita na chapa, com frutos do mar. Nas ruas, vendem-se aos montes o Elmen, o popular miojo na versão original e não instantâneo. E quem enjoar de peixe cru, pode encontrar até mesmo uma boa churrascaria brasileira ou então restaurantes da cozinha internacional.

Noite

Como toda grande metrópole que se preze, Tóquio não para e muito menos dorme. Os jovens dão vida à noite na cidade que tem algumas das melhores baladas do mundo. O bairro de Roppongi é o grandepoint, com os mais agitados bares e discotecas para estrangeiros e locais. A Gaien Higashi Dori é a avenida principal lotada de diversão noturna.


Outros distritos preferidos dos baladeiros de cabelo colorido e roupas descoladas são Kabukicho, Shinjuku, Shibuya e Harajuku. Em agosto, o batuque do samba toma conta de Asakusa, onde desde 1981 rola o maior carnaval fora do Brasil, no melhor estilo carioca. Os toquianos também curtem um bom happy hour pós-expediente e passam horas se divertindo e cantando em bares especializados em karaokê. 

Em tempo: para quem tomar uns drinques a mais e não conseguir voltar para casa ou dirigir, a dica é descansar em um dos milhares de casulos pós-balada existentes na cidade. Os hotéis-cápsula, que são na verdade uma gavetinha individual com cortina e colchão, viraram mania no Japão. Dá para cochilar até o sol raiar. 


Passeios

Com seu gigantismo de atrações, Tóquio é um lugar onde se vê de tudo. A megalópole tem vários bairros repletos de pontos turísticos, todos facilmente acessíveis por meio do transporte público. Aliás, as próprias ruas toquianas (muitas delas muvucadas) oferecem um mundo de possibilidades para diversão, compras e passeios.   

Para desestressar do ritmo frenético, não deixe de tirar um lazer nos magníficos jardins e parques locais. O Shinjuku-Gyoen Park parece uma ilha verde encravada no meio da cidade. Seus lagos, carpas, casas de chá e cerejeiras encantam os visitantes. O parque mais famoso, no entanto, é o Ueno, que tem até um zoológico onde moram pandas gigantes. 

A cidade também se destaca por seus lendários templos religiosos. Erguido em 628, o Senso-Ji é o mais antigo deles. Já o Meiji Jingutornou-se o maior e mais sagrado templo zen-budista da capital. Enquanto o Templo de Asakusaé um dos mais belos, com suntuosa entrada formada por um megaportal e chafariz. 
  
A arquitetura da principal metrópole japonesa merece ser igualmente apreciada. O belo Santuário Toshogu, por exemplo, é formado por um conjunto de prédios talhados em madeira, com motivo decorativo de animais e natureza. Ali perto, sobre o rio Daya, fica a ponte Shinkyo, construída de madeira e pintada de vermelho. 

Na lista das mais altas construções, a Torre de Tóquio é uma imitação da francesa Torre Eiffel. Sede da prefeitura, o Tokyo Metropolitan City Government Offices tem um mirante no 45º andar, de onde se avista o Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão. Ainda do céu, nada é mais bacana do que o observatório Tokyo City View. Com 250 metros de altura, rende uma privilegiada vista 360º da cidade. 


O lado mais futurista de Tóquio está bem retratado na ilha artificial Odaiba, interligada ao bairro Asakusa pelo rio Sumida. Basta subir a bordo dos barcos turísticos. Para o roteiro ficar completo, arrume um tempinho para visitar o Ginásio Nacional de Sumô. Vale ver de perto uma luta de um dos esportes mais populares do país. E se sua agenda não calhar com algum torneio, aproveite para conhecer ali dentro o museu da modalidade.

Compras


Moderna e estilosa, Tóquio está entre os principais centros de compras do mundo. Lojas de produtos eletrônicos, moda e estética são a coqueluche. Há imensos shoppings, como o complexoMori Building, no badalado bairro Roppongi Hills, e o Shibuya 109, o queridinho dos adolescentes. 
  
Outros endereços conhecido das grifes internacionais (Prada, Louis Vuitton, Dior, Chanel e por aí vai) e lojas de departamento são os bairros Ginza e Harajuku. Neste último, destaque para aOmotesando-dori, principal avenida dos estilistas tops e chamada de “Champs Elisee japonesa”. 

A meca dos produtos tecnológicos fica no distrito Akihabara. Já para fazer compras do cotidiano, espalham-se por toda a cidade as chamadas "Kombini". Trata-se de lojas de conveniência onde se vendem de tudo: comes e bebes, livros e revistas, remédios, roupas, produtos de higiene e beleza, limpeza e lembrancinhas. Só não vai se empolgar e torrar a carteira.

Transporte


A capital japonesa oferece um dos melhores transportes urbanos do mundo. Organização, limpeza e pontualidade são características marcantes da eficiente rede de metrô, trem e ônibus, que cobrem todos os lugares. Para facilitar, a maioria das estações tem sinalização e avisos bilíngues (japonês e inglês). Os táxis lá são dispensáveis, salvo para algum compromisso ou corrida de emergência. 

Vale saber, por exemplo, algumas dicas de conduta no metrô e trem locais. Por falta de espaços, evite ficar com a mochila nas costas e coloque-a entre as pernas ou nas prateleiras. Falar ao celular, mesmo que dê sinal dentro do vagão, só se for bem rápido e com a mão sobre a boca. A regra é não incomodar a pessoa que está ao lado. Na escada rolante, fique sempre à esquerda, pois o lado direito é considerado a passagem dos mais apressadinhos. 

Pelos arredores da cidade, é possível até viajar de trem-bala, mais conhecido como Shinkansen. O serviço é de primeira e bem rápido: são 300 km/h em trajetos recheados de belas paisagens. Mais distante do centro (a 65 km), em Narita, encontra-se o Aeroporto Internacional de Tóquio. Enfim, não faltam boas opções para ir e vir da maior cidade nipônica.



Informações Gerais
Código local: 03 
Fuso: +12h 
Moeda: Iene (JP¥) 
Idioma: Japonês 
Voltagem: 110 V


Nenhum comentário :

Postar um comentário

▲ Voltar ao Topo