Matéria em destaque

domingo, 21 de abril de 2013

O que fazer em 4 dias em Londres – roteiro de viagem



Desde que comecei este bloguito – há quase dois anos! – venho matutando a respeito de um roteiro para 4 dias em Londres que muita gente me pede. O motivo de tanta dificuldade é que acredito que as pessoas são diferentes, têm gostos diferentes, piques diferentes, expectativas diferentes e como Londres tem tanto a oferecer, eu não gostaria de engessar em um roteiro único tantas possibilidades. Por isso, já sugeri roteiros à pé, de bicicleta, de ônibus comum, de ônibus double-decker, de barco, de ônibus de turismo, de Mini Cooper e vários outros, pensando que os leitores poderiam – a la self-service – elaborar seus próprios roteiros de 1, 2, 3, 4, ou quantos dias fossem passar em Londres. E acho que muita gente tem aproveitado essas sugestões para programar sua estadia na cidade.
Mas, ainda assim, continuo recebendo e-mails e comentários de gente querendo um roteiro básico, para principiantes, de quatro dias de visita a Londres, mais ou menos como o publicado pela querida Maria Lina do blog Conexão Paris. Então, hoje, apesar de não ter o conhecimento que a Maria Lina tem e nem a pretensão de fazer algo tão completo, começo a publicar o roteiro que elaborei atendendo aos pedidos dos leitores. Você, querido leitor/querida leitora, poderá usá-lo como uma referência e, a partir das minhas sugestões, fazer as devidas adaptações para tornar sua visita a Londres uma experiência memorável.
Dividi a cidade em quatro áreas: centro-sul, oeste, leste e norte e dediquei cada dia para uma área. Além dos quatro dias, vou publicar também dois roteiros especiais, um para sábado e um para domingo, pois nesses dias é possível visitar os principais mercados da cidade. Vamos lá?
Primeiro dia
4 dias em Londres foto Big BenFoto: Wallyg via Flickr
Início do percurso: estação de metrô de Westminster (linhas Circle, District e Jubilee). Sugiro que você comece o dia cedo e esteja na estação de Westminster às 9:00.
Saindo da estação de Westminster, você já dá de cara com o prédio do parlamento inglês e o famoso Big Ben estará lá pronto para brilhar nas fotos. Atravesse a rua e vá caminhando até a Abadia de Westminster.
Distância: 500 metros
Primeira parada: Westminster Abbey
Horário de funcionamento:  de segunda a sexta-feira de 9:30 às 16:30, quarta-feira até as 19:00, sábado de 9:30 às 14:30. No domingo, a abadia está aberta somente para missas. Só é possível entrar até uma hora antes do horário do fechamento.
Ingressos: £16,00 para adultos
Dica: adquira o audio-guia disponível em português (europeu) e grátis para fazer a visita guiada que dura cerca de uma hora.
Saindo da abadia, vá caminhando para o Palácio de Buckingham.
Distância: 1 km
Segunda paradaBuckingham Palace
Horário: a troca da guarda ocorre diariamente no verão às 11:30 (para outras épocas, consulte aqui), mas não deixe para chegar em cima da hora para pegar um bom lugar.
Do Palácio de Buckingham, caminhe pela linda avenida The Mall até a Trafalgar Square.
Distância: 1,2 km.
Terceira paradaTrafalgar Square
A Trafalgar Square é o coração de Londres, onde acontecem as grandes festas e também as grandes demonstrações, sob a guarda dos leões e do Admiral Nelson. É lá que fica a National Gallery, nossa próxima parada.
Para almoçar, sugiro o restaurante da igreja St. Martin-in-the-Fields (falei dele aqui), o café ou o restaurante da National Gallery (falei deles aqui).
Quarta paradaNational Gallery
Horário de funcionamento : Diariamente de 10:00–18:00, Sexta-feira 10:00–21:00
Ingresso: gratuito
Dica: faça um tour guiado gratuito pelas principais obras da galeria, diariamente às 11:30 e 14:30, ou adquira o audioguia (£3,50), disponível também em português europeu. Os tours tem a duração de uma hora.
Saindo da Trafalgar Square, desça a avenida Whitehall. Esta avenida abriga vários prédios do governo britânico e é por isso considerada o centro administrativo do governo. Você passará pelos cavalos da rainha na Horseguards e pela Banqueting House à esquerda. Logo após, está a entrada da famosa Downing Street à direita (residência oficial do Primeiro Ministro). No meio da rua há um monumento em homenagem aos mortos nas guerras (Cenotaph). Você chegará de volta ao prédio do Parlamento, mas dessa vez atravesse a ponte de Westminster para continuar o passeio.
Distância da Trafalgar Square ao London Eye : 1,4 km.
Quinta paradaLondon Eye – a famosa roda-gigante não poderia ficar de fora do programa. Desejo que o dia esteja lindo!
Horário de funcionamento: de 10:00 às 20:30 (até 21:30 em julho e agosto)
Ingresso: a partir de £18,60 (com desconto se comprado online com no mínimo um dia de antecedência). Pode ser adquirido na loja do órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha, Visit Britain, por USD 30,00, clicando aqui.
Sexta Parada: Southbank 
Não é bem uma parada, já que o programa aqui é passear pelo calçadão da margem sul do Tâmisa, entre o London Eye e a ponte de Waterloo, passando pelo Southbank Center. O dia termina com o pôr-do-sol na ponte de Waterloo.
Distância do London Eye à Ponte Waterloo: 700 metros.
Para voltar para o seu hotel, você pode atravessar a ponte Hungerford e pegar o metrô na estação Embankment (linhas Circle, District, Bakerloo e Northern) ou ir para a estação Waterloo (linhas Jubilee, Bakerloo e Northern).
Para a noite, sugiro comer um curry em um restaurante indiano. Algumas indicações aqui.
Total de caminhada: aproximadamente 4,8 km.
Mapa do percurso:

View Londres em 4 dias – 1o dia in a larger map
Veja também da série “Londres em 4 dias”:
Segundo dia – oeste de Londres
Terceiro dia – leste de Londres e Greenwich
Quarto dia – norte da cidade
Domingo em Londres – rumo ao Leste



Leia mais: http://www.londresparaprincipiantes.com/4-dias-em-londres-roteiro-de-viagem/#ixzz2R84WNVpf


Nenhum comentário :

Postar um comentário

▲ Voltar ao Topo