A primeira menstruação marca uma mudança importante na vida das mulheres. Muito associada à ideia do fim da infância, ao "virar mocinha", a menarca é a última transformação física significativa pela qual as meninas passam na puberdade. Mas enquanto algumas mães têm vontade de comemorar o fato e sair contando para toda a família quando ele acontece, é importante lembrar que, para a filha, o momento é delicado e pode ser motivo para dúvidas e constrangimento.
Não há uma idade certa para que a primeira menstruação aconteça. Karina Zulli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo, afirma que a idade em que a menina começa a menstruar é influenciada por fatores genéticos, ambientais e metabólicos.
Atualmente, as brasileiras têm menstruado pela primeira vez, em média, aos 12 anos. Segundo os especialistas ouvidos por nossos consultores, essa média tem diminuído com o tempo, mas não existem estudos que comprovem as causas. Acredita-se que novos hábitos alimentares e o aumento da obesidade infantil podem estar entre os fatores que provocam o adiantamento da menarca.
Primeiros sinais
É possível saber que a menarca está próxima de acontecer porque, antes dela, o corpo já terá passado por outras mudanças significativas.
"Quando a menina entra na puberdade, começa a produção dos hormônios e há o estirão de crescimento. O corpo começa a desenvolver as mamas e os pelos pubianos e os das axilas. A menstruação é a última coisa e, depois disso, o crescimento diminui", diz a ginecologista Aricia Helena Giribela, da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).
A idade mínima para uma primeira menstruação dentro da normalidade é nove anos. Caso aconteça antes disso, é importante consultar um médico para determinar a causa. A chamada puberdade precoce pode ocorrer por diversos fatores e precisa ser controlada, entre outros motivos, para que a menina não tenha seu crescimento interrompido cedo demais.
Para o ginecologista Eduardo Zlotnik, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, é normal que aconteça até os 16 anos, mas se, aos 14, a jovem ainda não tiver menstruado, vale a pena consultar um médico para avaliar se está tudo bem.
Nenhum comentário :
Postar um comentário