Matéria em destaque

domingo, 21 de abril de 2013

Guia Formandos...



A formatura é um momento inesquecível na vida dos formandos, que passam os longos anos da graduação sonhando com os grandes eventos que marcam o fim desta etapa. Por isso, para festejar a ocasião, ostrajes de formatura devem ser escolhidos de acordo com anseios, desejos e sonhos. Uma das tendências hoje é a exclusividade, oferecida por ateliers de alta costura, capazesde elaborar trajes glamorosos que representam qualidade e requinte.
Há 30 anos no mercado de alta costura, a estilista Juraci Lira revela que as formandas sonham com o vestido de formatura tal qual uma noiva idealiza e sonha com o vestido de casamento. “A formanda tem o mesmo sonho que uma noiva tem. Todas as minhas clientes são ousadas, nada tradicionais, antenadas com as tendências de moda, muito seguras e sensuais. Elas chegam cheias de sonhos e eu os concretizo com a minha experiência técnica”, ressalta Juraci Lira.

Quando o assunto é coletividade, fica difícil agradar todos. Uma escolha polêmica, condenada por uns e idealizada por outros é a padronização de cores. A estilista comenta que este tipo de escolha já está muito explorado e que as formandas devem usar peças que combinem com o seu estilo e formato de corpo. “Não gosto  de padronização de cores. Em minha opinião, a formanda deve realizar o sonho dela e optar pela cor que melhor entender. Às vezes a cor do padrão não realça com o seu tom de pele e cor dos cabelos.

Já presenciei formandas insatisfeitas com o vestido, não gostaram da cor, mas tiveram que vestir por imposição da comissão de formatura”, salienta. Para Juraci, a criatividade é um ponto forte e deve ser explorado nestas ocasiões. “O melhor vestido para mim é quando tomo a decisão sozinha, a formanda se entrega e confia totalmente em mim. Já cheguei ao ponto de mandar a formanda procurar outra profissional porque vi que não estávamos em sintonia" complementa a estilista.

Segundo a profissional, o vestido ideal é aquele que tem corte e acabamento impecável. Um alerta pertinente é em relação aos tecidos utilizados na confecção dos vestidos. "Não é preciso nem que o vestido tenha bordado, basta ele ter corte e acabamento. Quanto aos tecidos, têm que ser nobres, e aconselho o uso da musseline de seda pura, gazar de seda pura, tafetá, chantum, zibeline ou tule", enfatiza. Os vestidos precisam ter leveza e caimento, algo que fazendas pesadas não proporcionam.

Quanto a seguir tendência de cores da estação, é algo que Jurací não aconselha, visto que as cores da moda não são determinantes nessa hora, pois o que conta é a realização do sonho. Os tons de vermelho, verde e azul são os campeões no momento de decidir a cor.
Embora o baile seja o principal traje, roupas arrumadas e não tão formais são utilizadas em outros eventos comemorativos da formatura. Após a colação de grau, as famílias geralmente se reúnem em restaurantes ou, até mesmo, em casa e, muitas vezes, a formanda não sabe qual roupa usar.

A estilista Juraci aconselha que “para algo mais íntimo, um jantar em família cabe usar um vestido estilo coquetel dress ou bandagem, aqueles bem coladinhos”, comenta. Vale salientar que o coquetel dress é indicado para quem está fora de forma e a bandagem para as mais esbeltas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

▲ Voltar ao Topo