Dicas ajudam a cuidar dos cabelos entre uma sessão e outra
"Todo processo químico altera a estrutura natural da fibra capilar, de forma mais ou menos intensa. Por isso que o tratamento de cabelos quimicamente tratados deve ser feito com produtos voltados para este fim. O importante é reconstruir os fios, deixando-os preparados para procedimentos futuros. Além disso, consulte um especialista antes de uma nova aplicação. Com base na textura, elasticidade, porosidade, resistência e densidade dos fios, esse profissional definirá o intervalo necessário para a próxima química", explica o hair designer Mauricio Morelli.
COMO A QUÍMICA AGE NOS FIOS
Para dar resultado, qualquer química precisa penetrar na fibra capilar. Por este motivo, o procedimento abre as camadas de cutícula - responsáveis por proteger a parte interna da fibra - para que o produto aja nos fios. Esta ação danifica os cabelos, que precisam repor a umidade e os nutrientes o processo químico retirou, selando as cutículas novamente.
"Sempre que reconstruímos o que foi danificado nas madeixas, conseguimos manter os cabelos quimicamente tratados com aparência de fios saudáveis, como os naturais. Reconstruções capilares e tratamentos pós-química, feitos com produtos para este fim, são essenciais para manutenção", ensina Morelli.
MANUTENÇÃO CAPILAR
- Cabelos descoloridos: após aplicação de cada tintura é importante fazer tratamentos semanais, com produtos de reconstrução capilar. Este tipo de creme repõe os nutrientes e dá mais nutrição, força e umidade aos cabelos. Se você descoloriu os cabelos e não gostou do resultado, evite usar outro tonalizante em seguida. "O tonalizante é mais suave que a coloração e pode escurecer o tom já aplicado, gerando mais insatisfação e dificultando a reversão do processo", explica Morelli.
- Cabelos alisados: depois de fazer o procedimento, é importante cauterizar a fibra capilar e fazer hidratações semanais para reposição de umidade e nutrientes nos fios. Podem ser usados produtos para cabelos quimicamente tratados, que oferecem mais resistência e elasticidade aos cabelos.
- Cabelos com escova: antes de expor seus fios ao calor do secador ou da chapinha, aposte nos cremes termoprotetores, que impedem a ação maléfica dos aparelhos nos cabelos.
Vale lembrar que quando não recebe cuidados pós tratamento químico, o fio perde nutrientes e afina a cada procedimento. Com o tempo, isso pode acarretar em queda e ressecamento excessivos, além da perda de brilho, elasticidade e resistência.
"Toda reconstrução capilar possui uma durabilidade e deve ser feita com frequência. Conforme os fios são lavados, o resultado do tratamento também é retirado. Abusar das químicas sem investir nesses cuidados é o caminho mais rápido para uma fibra danificada de maneira irreversível", alerta o especialista.
LAVAGEM
A maneira de lavar pode favorecer a saúde dos fios com química. Segundo o especialista, cabelo e couro cabeludo devem ser higienizados de uma maneira suave. "Na aplicação do shampoo, tenha cuidado ao esfregar a cabeça para que as unhas não criem ferimentos na pele. Esse hábito também ajuda a não embaraçar muito os fios, que podem quebrar na hora de pentear", ensina o hair designer.
DISFARCE NOS INTERVALOS ENTRE QUÍMICAS
Enquanto ainda não chegou a hora de refazer a escova ou o alisamento, é possível disfarçar o crescimento da raiz com alguns penteados. "Tranças e tiaras podem ser uma boa escolha. Os coques também ajudam a disfarçar a textura dos fios", lembra o hair designer.
Quem está com a raiz de uma cor diferente do comprimento dos fios, pode fazer cachos nos fios. O especialista acredita que este disfarça as imperfeições e suaviza as diferenças de nuances.
Nenhum comentário :
Postar um comentário